Pergunte por quê

Às vezes, perguntar por quê é apenas um exercício inútil e frustrante. Por quê minha mãe morreu tão jovem? Por quê ele não me ama? Por quê a vida é tão injusta? Esses "por quês" são mais lamentações e expressões de frustração do que perguntas de verdade. Eles não ajudam muito. Pare de perguntá-los. 

Mas, fora essas questões que não podem ser objetivamente respondidas, existem aquelas que realmente podem nos dar uma visão sobre um problema e levar-nos a encontrar uma solução.

Os japoneses dizem que se você definir um problema e ir perguntando por quê ele está acontecendo, até cinco vezes, você provavelmente vai encontrar a raiz desse problema.

A casa está fria. Por quê?

Porque o sistema de aquecimento está quebrado. Por quê?

Porque não foi feita a manutenção periódica. Por quê?

Porque eu não queria gastar o dinheiro. Por quê?

Porque eu sou muito pão-duro e não gosto de gastar dinheiro a não ser quando não tem outro jeito. (Raiz do problema)

A solução permanente para o problema da casa estar fria então é uma mudança na minha mentalidade em relação ao dinheiro. Eu preciso reajustar os meus pensamentos e compreender o conceito fundamental de “gastar agora para economizar mais tarde”. Se eu fizer a manutenção do sistema de aquecimento periodicamente, eu vou gastar algum dinheiro agora, mas não tanto como quando ele quebrar por falta de manutenção.

É claro que eu posso também decidir apenas consertar o aquecimento agora, e não me preocupar com a raiz do problema. Nesse caso, eu tenho que estar consciente de que estarei reclamando do mesmo problema no futuro ...

Perguntando “por quê” de maneira inteligente é uma boa forma de encontrar a raiz de seus problemas. 

P.S. Se você respondesse à pergunta "Por quê a casa está fria?" dizendo "porque é inverno e está frio lá fora", você teria ido na direção errada, isto é, encontrado uma causa raiz que você não pode mudar. (A não ser é claro que você tenha descoberto uma maneira de parar o inverno...) Sempre foque as raízes que você pode mudar.





1 comentários:

  1. Muito legal isso, vou começar a praticar =)
    Beijinhos!! Fique com Deus!!!
    http://naosecompara.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar em Meus Pensamentos, faço questão de agradecer pessoalmente! Seu comentário mostra que você se importa, mesmo se discordar.

 

© Template Grátis por Cantinho do Blog. Quer um Exclusivo?Clique aqui e Encomende! - 2014. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré