Mechas: conheça as diferenças e escolha a melhor para você

Em "Amor à Vida", Amarilys (Danielle Winits) usa ombré hair, Paloma (Paola Oliveira), luzes, e Leila (Fernanda Machado), californiana.

Nesta época do ano, cabelos mais claros, leves e iluminados ganham destaque e viram um verdadeiro sonho de consumo para quem gosta de estar sempre dentro das tendências. Mas como conseguir as mechas ideais? Com diferentes nomes, efeitos e tempo de manutenção, não é incomum pedir pelo procedimento errado, e nessa hora o que era para ser uma alegria se torna uma tremenda frustração.


Tintura versus tonalizante

Antes é essencial saber a diferença entre colorações com e sem amônia. “Com amônia é aquela que não sai do fio. Ela abre a cúticula na hora e pigmenta melhor, é permanente”, conta. Apesar da vantagem no quesito tempo, ela exige um grande cuidado: “precisa de uma manutenção maior de hidratação e tratamentos de reposição, cuidado com alergias e teste de mechas”.

Já os chamados tonalizantes são mais leves e podem ser liberados até mesmo para gestantes, contanto que com aval médico. “É superficial e temporário, mas também agride menos”, garante.

Depois de escolher a coloração mais adequada, resta saber que tipo de mecha mais combina com você:

Californiana

Como dito, essa é uma das técnicas mais procuradas, isso porque não exige retoque e pode dar um aspecto bem natural. “É para mesclar com o seu cabelo, para iluminar como se ele estivesse queimado de sol. Você pode variar os tons entre mais claros e mais fechados, dosando bem para não ficar marcado onde ela começa”, diz.

Antes de fazer, leve em conta o comprimento das suas madeixas, ou a tintura pode ficar muito nítida e estragar o efeito. “Indicamos sempre do ombro para baixo. Para quem tem fios curtos, o melhor é o ombré hair, que é um tom sobre tom suave, mas praticamente nele inteiro com uma pequena raiz”, indica.

Luzes

As luzes, também conhecidas como reflexo, vêm desde a raiz e podem ter quantidades diversas. “Elas podem tanto só iluminar quanto deixar realmente muito loiro, você dosa pelos espaços entre as camadas”, conta. Por ser em toda a extensão, essa mecha necessita de um retoque mais constante: “a média é de dois a três meses, principalmente para quem gosta de bem claro”.

Apesar de bem aceita por quase todos os fios, algumas cores são mais difíceis de conseguir, de acordo com o fundo, e podem danificar muito se não houver cuidado. “Os cabelos coloridos de castanho são mais difíceis de dar tons claros, então é melhor optar pelo castanho claro ou os avermelhados. E para os quimicamente tratados é preciso fazer um teste de mechas para ver se é compatível e se não vai agredir demais”, adverte.

Balaiagem

Precursora da californiana, a balaiagem tem o mesmo efeito, sem necessitar de retoque. “A diferença é que ela é em quantidade muito maior e bem mais clara, para quem quer mesmo o loiro”, fala a profissional.

Henna

A henna é uma opção mais natural para colorir, e geralmente é indicada para a cobertura dos brancos. “Ela cobre os fios, pigmentando bem, e deixa um efeito de luzes dependendo da tonalidade escolhida”, revela. Mesmo contendo ingredientes leves, ela não está livre do teste de mechas: “tem que fazer quando vai passar por algum relaxamento, porque alguns têm efeitos como quebras e outros danos difíceis de resolver”, ressalta. Uma vantagem? Só precisa de retoque quando suas madeixas realmente crescerem. 

Naiara Taborda

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em Meus Pensamentos, faço questão de agradecer pessoalmente! Seu comentário mostra que você se importa, mesmo se discordar.

 

© Template Grátis por Cantinho do Blog. Quer um Exclusivo?Clique aqui e Encomende! - 2014. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré