A verdadeira solução para os problemas


"[...] assim diz o SENHOR, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel [...]"
Isaías 43:1

Jacó era criatura de Deus, uma vez que Este o criou.
Sendo APENAS criatura, viveu uma vida de enganador - seu próprio nome já tinha esse significado. Passou o irmão e o pai para trás e viveu muitos anos como fugitivo.

O caráter de Jacó só foi mudar completamente quando ele teve uma experiência com Deus. Foi justamente nesta ocasião que seu nome foi mudado para Israel - que significa "príncipe" - conforme está escrito:

"Então, disse: já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste."
Gênesis 32:28

A partir de então, Jacó - agora Israel - deixou de ser apenas criatura e se tornou filho de Deus. Ou seja, ele passou a ter o caráter de Deus, uma fez que foi formado por Ele.

E porque Jacó se tornou Israel, essa palavra pôde se cumprir na vida dele (continuação do 1º versículo mencionado):

"[...]Quando passares pelas águas, Eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o SENHOR, teu Deus[...]
Isaías 43:2-3

Essa é a diferença entre aquelas pessoas que são apenas criaturas de Deus e as que são filhas de Deus. As pessoas pertencentes ao primeiro grupo são facilmente derrotadas por seus próprios problemas e pelas adversidades que aparecem em seu caminho. Já aquelas que pertencem ao segundo grupo, apesar de enfrentarem as mesmas dificuldades, têm forças para lutar, e saem das batalhas como vencedoras, sem sofrer dano.

Ou seja:
A criatura é vencida. O filho vence.
Jacó foi um enganador. Israel foi um príncipe.
O nascido da carne sofre o dano. O nascido do Espírito sai ileso.

Se você tem sido vencido(a) por seus próprios problemas, pensando até em dar cabo da própria vida, saiba, amigo(a) que você não encontrará a solução em coisas ou pessoas. A solução dos seus problemas NÃO está na reconquista da pessoa que ama, na sua prosperidade, na mudança do gênio dos seus pais, muito menos na morte. Mas está no ato de você deixar de ser apenas criatura de Deus para ser filho de Deus. Você precisa mudar seu interior, para depois mudar seu exterior. As mudanças eficazes acontecem assim: de dentro para fora. E só Deus pode operar essa mudança - se você pudesse, já o teria feito, não é?

Quando você passa a ser filho de Deus, seus problemas não desaparecem como mágica. Mas você tem força e sabedoria para enfrentá-los e vencê-los. É por isso que eles são solucionados.

Quem tem ouvidos para  ouvir, ouça.
(E, aos filhos de Deus, que essa palavra venha fortalecê-los ainda mais. Afinal, no fundo, nós sempre saberemos quem somos e Quem está conosco).



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em Meus Pensamentos, faço questão de agradecer pessoalmente! Seu comentário mostra que você se importa, mesmo se discordar.

 

© Template Grátis por Cantinho do Blog. Quer um Exclusivo?Clique aqui e Encomende! - 2014. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré