Vencendo emoções negativas



Sentimentos ruins são como uma febre. Você literalmente sente no corpo os seus efeitos, eles lhe impedem de agir normalmente, e você não vê a hora que acabem. A diferença, porém, é que você não tem muito controle sobre a febre, mas tem sobre seus sentimentos.

Digamos que você está com raiva, tristeza, ou desânimo. Seu corpo literalmente lhe dá os sinais e sintomas: agitação, abatimento, fraqueza, nervosismo… Os sentimentos são reais. O enfraquecimento é presente. Você não está em sua melhor forma nem em seu melhor estado de espírito. O que você pode fazer?

Não sou neurocientista nem terapeuta, mas aqui vai o que funciona para mim: faça o contrário do que você sente.

Procure agir como se a raiva, tristeza ou qualquer outra emoção não estivesse ali. Sua raiva lhe diz para tratar mal seu cônjuge ou simplesmente ignorá-lo? Trate-o bem. Converse normalmente. Vá até além: faça gentilezas que não costuma fazer. Repita o processo. A sua raiva vai passar mais rápido e dar lugar a bons sentimentos.

O mesmo se aplica a qualquer outra emoção negativa. Dê boas doses de atividade e movimento ao seu desânimo. Procure razões de alegria e gratidão e apresente-as à sua tristeza.

Ação precede emoção. Suas atitudes determinam seus sentimentos. O que você faz afeta como você se sente.

Crie os sentimentos que você quer pelas atitudes que você toma. Não seja escravo de seus sentimentos. Seja senhor deles. Assim, a febre vai passar.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em Meus Pensamentos, faço questão de agradecer pessoalmente! Seu comentário mostra que você se importa, mesmo se discordar.

 

© Template Grátis por Cantinho do Blog. Quer um Exclusivo?Clique aqui e Encomende! - 2014. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré