Estou preparado(a) para namorar?



O que é namoro?

Você sempre sai com certa pessoa do sexo oposto. Vocês estão namorando?
Você e alguém do sexo oposto gostam um do outro. Trocam mensagens de texto ou falam pelo telefone algumas vezes por dia. Vocês estão namorando?
Toda vez que você está com amigos, fica junto da mesma pessoa do sexo oposto. Vocês estão namorando?
  É provável que não tenha sido difícil responder à primeira pergunta, mas você deve ter pensado um pouco antes de responder às outras. O que exatamente é namoro?
  Quando você participa de atividades sociais em que seu interesse romântico se concentra em uma pessoa e o dessa pessoa se concentra em você, na verdade, isso é namoro.
  Dessa forma, a resposta a todas as perguntas é sim. Pelo telefone, pela internet ou pessoalmente, de modo declarado ou em segredo, se você e alguém do sexo oposto expressam interesse romântico mútuo e se comunicam regularmente, vocês estão namorando.

Qual é o objetivo do namoro?

  O namoro deve ter um objetivo digno: ajudar um homem e uma mulher a decidir se querem se casar.
  É verdade que alguns dos seus amigos talvez não encarem o namoro como algo sério. Pode ser que apenas gostem de estar com um amigo especial do sexo oposto, sem qualquer intenção de se casar. Alguns talvez vejam esse amigo como nada mais do que um troféu ou um acessório com o qual querem ser vistos em público para aumentar sua autoestima.
  Mas esses relacionamentos superficiais geralmente duram pouco. “Muitos jovens terminam o namoro em uma ou duas semanas”, diz uma jovem chamada Heather. “Eles veem os relacionamentos como passageiros — o que de certa forma os prepara mais para o divórcio do que para o casamento.”
  É claro que, quando você namora uma pessoa, você mexe com os sentimentos dela. Então, faça de tudo para que suas intenções sejam as melhores possíveis. — Lucas 6:31.
  Se você namorar sem a intenção de se casar, estará agindo como uma criança que se diverte com um brinquedo novo e depois o joga fora
  Você gostaria que alguém brincasse com seus sentimentos como se eles fossem um brinquedo que uma criança pega e logo depois joga fora? Então não faça isso com outra pessoa! A Bíblia diz que o amor “não se comporta indecentemente”. — 1 Coríntios 13:4, 5.
  Uma jovem chamada Chelsea diz: “Às vezes eu gostaria de acreditar que namorar é só uma diversão, mas não é nada divertido quando uma pessoa está levando o relacionamento a sério e a outra não.”

Dica: A fim de se preparar para o namoro e o casamento, leia 2 Pedro 1:5-7 e escolha uma qualidade em que precisa melhorar. Depois de um mês, veja o quanto aprendeu sobre essa qualidade e o quanto melhorou.

Já tenho idade para namorar?

  Na sua opinião, qual é a melhor idade para começar a namorar?
  Agora faça a mesma pergunta a um de seus pais.
  É provável que as duas respostas tenham sido diferentes. Ou talvez não. Pode ser que você esteja entre os muitos jovens que, de modo sábio, deixam para namorar mais tarde, quando tiverem idade suficiente para conhecerem melhor a si mesmos.
  Isso é o que Danielle, de 17 anos, decidiu fazer. Ela diz: “Dois anos atrás, o que eu teria procurado em um possível marido é muito diferente do que eu procuraria agora. Na verdade, até hoje eu não confio em mim mesma para tomar uma decisão dessas. Quando eu estiver razoavelmente segura de que a minha personalidade se definiu, então vou pensar em namorar.”
  Há outro bom motivo para esperar. A Bíblia usa a expressão “flor da juventude” para descrever o período da vida em que os desejos sexuais e os sentimentos românticos começam a ficar fortes. (1 Coríntios 7:36) Estar sempre na companhia da mesma pessoa do sexo oposto enquanto você ainda está nessa fase pode intensificar seus desejos e levar a uma conduta errada.
  É verdade que isso talvez pareça bobagem para seus colegas. Muitos deles podem estar ansiosos para ter relações sexuais. Mas você não precisa — nem deve — pensar da mesma maneira. (Romanos 12:2) Afinal, a Bíblia o incentiva a ‘fugir da imoralidade sexual’. (1 Coríntios 6:18, Bíblia na Linguagem de Hoje) Por esperar até que esteja além da flor da juventude, você pode ‘afastar a calamidade’. — Eclesiastes 11:10.

Por que vale a pena esperar?

  Ser pressionado a namorar antes de estar preparado para isso é o mesmo que ser forçado a fazer a prova final de um curso que você mal começou. É claro que isso não seria justo. É preciso tempo para estudar a matéria e ter uma ideia do tipo de pergunta que vai encontrar na prova.
  O mesmo acontece com o namoro.
  Namorar é um assunto sério. Então, antes de se prender a uma pessoa, você precisa de tempo para estudar uma “matéria” muito importante: como fazer boas amizades.
  Mais tarde, quando encontrar a pessoa certa, você estará em condições de ter um relacionamento estável. Afinal, um bom casamento é a união de dois bons amigos.
  Esperar para namorar não vai limitar a sua liberdade. Ao contrário, lhe dará mais liberdade para ‘alegrar-se na sua juventude’. (Eclesiastes 11:9, Bíblia Pastoral) Você também terá tempo para desenvolver sua personalidade e, acima de tudo, seu lado espiritual. — Lamentações 3:27.
  Enquanto isso, você pode ter a companhia de pessoas do sexo oposto. Qual é a melhor maneira de fazer isso? Passar tempo em grupos devidamente supervisionados. Uma jovem chamada Tammy diz: “Acho que a gente se diverte mais. Quanto mais amigos, melhor.” Mônica concorda: “Sair em grupos é muito bom porque você conhece pessoas de personalidades diferentes.”
  Por outro lado, se você se prender a uma pessoa muito cedo, acabará sofrendo. Sendo assim, tenha paciência. Aproveite esse período da vida para aprender a fazer e manter amizades. Mais tarde, se decidir namorar, saberá melhor quem você é e o que precisa encontrar na pessoa com quem vai passar o resto da vida.


Texto retirado do Blog TF

1 comentários:

  1. Licença, este é um texto das Testemunhas de Jeová, do livro "Jovens Perguntam". Também tem no site JW.ORG

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar em Meus Pensamentos, faço questão de agradecer pessoalmente! Seu comentário mostra que você se importa, mesmo se discordar.

 

© Template Grátis por Cantinho do Blog. Quer um Exclusivo?Clique aqui e Encomende! - 2014. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré